domingo, 3 de junho de 2012

Poetizando Platão

Para Platão, amor significava anseio de voltar à verdadeira morada da alma.
Eu poderia te meter no meio disso e dizer que meu amor é exatamente isso: anseio de voltar pra ti, que, por muito tempo, pareceu o lugar certo pra mim. Mas não.
Talvez o amor seja isso mesmo, vontade de voltar pra algum lugar do qual não se sabe ao certo onde é. Talvez essa saudade que se sente seja algo muito maior do que falta de alguém que não lembra mais teu nome. Talvez eu possa resumir minha vida num grande eros. “Talvez os poetas estejam certos. Talvez o amor seja a única resposta.” Sim, Woody Allen, acho que sim.
Acho que isso tudo é apenas um grande amor sem fim e eu deva continuar procurando minha verdadeira morada da alma.
Platão diria que ela é o Mundo das Ideias e que cedo ou tarde voltarei pra lá. Eu não tenho nada a dizer sobre isso, apenas espero. O que, aliás, é só o que tenho feito todo esse tempo.
“A alma experimenta, portanto, um “anseio amoroso” de retornar à sua verdadeira morada. A partir de então, ela passa a perceber o corpo e tudo o que é sensorial como imperfeito e supérfluo. Nas asas do amor, a alma deseja voar “de volta para casa”, para o mundo das ideias. Ela quer se libertar do cárcere do corpo."
É, acho que é isso.

4 comentários:

  1. Que lindo!!! Eu amei, muito perfeito esse texto, adorei! Parabéns e muito sucesso!! : )

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto! Sério.
    Identifiquei-me com " vontade de voltar pra algum lugar o qual não se sabe ao certo onde é", tem vários significados não? Achei interessante mesmo, mesmo saindo um pouco do contexto. haha

    ResponderExcluir
  3. em cada texto teu eu percebo algo, sede de amor...
    como se voc quisesse mandar uma carta que ainda não foi feita para um alguem distante, o que trás a solidão.
    é muito bom comparar as suas ideias com as de outros filósofos, assim voc relaciona sua ideia com a deles.
    um beijo

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal o fato de você ter ido mais além, por causa das diferentes opniões e tudo o mais. Ficou lindo. Mas o amor não é algo certo, o amor é algo que simplesmente sentimos, seja pelo namorado, pela mãe, pelos amigos, ou até mesmo por um hobbie ou um ator famoso. "O amor está no ar", e realmente está. Só temos que respirá-lo de deixar que este encha nossos corações com a verdadeira felicidade do amor.

    ResponderExcluir

REDUZA REUTILIZE RECICLE RELEIA