famous last words

...nós também somos poeira estelar...

"- Eu e você também começamos com o Big Bang, pois toda a matéria no universo é uma unidade orgânica. Em algum momento, num passado remotíssimo, toda a matéria se concentrou num bloco assustadoramente maciço, que um pedacinho do tamanho da cabeça de um alfinete pesava alguns bilhões de toneladas. Esta matéria primordial explodiu devido à sua gravidade elevadíssima. E aquele bloco condensado inicial se desfez em pedaços. Só que toda vez em que olhamos para o céu, tentamos encontrar um caminho que nos leve de volta à origem. (...) Todas as estrelas e galáxias no universo compõem-se da mesma matéria. Um pouco dessa matéria se uniu aqui e agora. Uma galáxia pode estar a bilhões de anos luz das outras, mas todas têm a mesma origem. Todas as estrelas e todos os planetas são de uma mesma estirpe... O que é esta matéria que compõe o mundo? O que foi que explodiu há bilhões de anos? De onde ela veio?
- Este é o enigma maior.
- Mas ele diz respeito a todos nós. Profundamente. Nós também somos feitos desta matéria. Somos uma centelha da grande fogueira acesa há bilhões de anos." 
O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder, página 545/546.

Espero poder confiar inteiramente em você, como jamais confiei em alguém até hoje. Espero que você venha a ser um grande apoio e um grande conforto para mim.
Anne Frank

É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.
Paulo Freire


No palco, na praça, no circo, num banco de jardim. Correndo no escuro, pichado no muro. Você vai saber de mim.
Chico Buarque

Cuando el día muere, se apaga la luz y se encienden las estrellas, hay menos ruído y más respuestas, menos gente y menos soledad. Estoy conmigo.
Dulce Maria

Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais, somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer.
Freud 
"Quem lutra constra os montos
deve ter cuidado para
não se transformar em um deles"

Essas palavras que escrevo me protegem da completa loucura.
Charles Bukowski












EU
QUASE
SEI
DE
NADA
MAS
DESCONFIO
DE
MUITA
COISA
Guimarães Rosa

Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar.
Machado de Assis

Advogados, médicos, bombeiros mecânicos, eles é que
ficavam com a grana toda. Escritores? Os escritores morriam de fome. Os escritores se suicidavam. Os escritores enlouqueciam.
Charles Bukowski

Somos feitos da mesma substância dos sonhos.
William Shakespeare















Por mais que esteja submerso em trevas, a beleza está no diamante em si - bruto ou lapidado. Luz é só detalhe. Invisibilidade



"Perdido pela vida afora,
Caminho como sempre.
Procurava alguma coisa perdida.
E encontrei. 
Ela.
Magnífica e distante,
Silenciosa e inquietante.
Me intimida só com seu olhar
Mas não paro de admirar.
De longe
Por medo.
Não sei como se chama
Por isso a chamo somente
De Amor." 

Demônio das 4 horas

Eternamente: É-ter-na-mente.


Você 
me 
faz 
recitar 
poesias 
em 
silêncio.


E todos os dias ficarei tão alegre que incomodarei os outros.
Clarice Lispector

E se você dormisse? E se você sonhasse? E se, em seu sonho, você fosse ao Paraíso e lá colhesse uma flor bela e estranha? E se, ao despertar, você tivesse a flor entre as mãos? Ah, e então? Coleridge


Não vou me adaptar!


eu picho por saudade
aquele muro
no teu caminho
— para te recordar
que eu hei de ser
teu ninho.
Kalil F.

Escrever é ser psicólogo de si mesmo.
E pobres desses rapazes que tentam lhe fazer feliz.
Linda Rosa
“Escrevemos porque ninguém nos ouve.” 
Desconhecido

Faça mais do
que existir.

  Meu filho:
É tudo que quero, é tudo o que queria ser e o mundo me impediu: alegre, inteligente, bonito e bom. É por isso que aprovo o vôo de meu fruto, sangue do meu sangue. Voa, querido, a vida é só uma. Viva a vida sem medo, sem repressão, mesmo que seja amando pouco. O amor, ao mesmo tempo que te beija, te morde; ao mesmo tempo que te acaricia, te maltrata; é duro e mole; é felicidade e infelicidade; é satisfação e insatisfação. Viva a vida, vida da minha vida, seja feliz de qualquer forma.
Carta de Lucinha Araujo para Cazuza. (Em 21 de janeiro de 1980)

Se tudo passa, talvez você passe por aqui.
— Humberto Gessinger

Até hoje, amigos me encontram e perguntam “E fulano?”. Eu apenas sorrio e respondo incerta: “Passou, coisa de quando eu era criança”. Depois fico um pouco envergonhada. Eu gostava tanto dele. Tati Bernardi

























Ele mexe comigo, esse garoto. Sempre. É sua única desvantagem. Ele pisoteia meu coração. Ele me faz chorar. A Menina que Roubava Livros


Conheça todas as teorias,
Domine todas as técnicas, 
Mas ao tocar uma alma humana
Seja apenas outra alma humana.
Jung

Querida Kitty,
Você pode me dizer por que as pessoas se esforçam tanto para esconder seu eu verdadeiro? Ou por que sempre me comporto de modo muito diferente quando estou perto dos outros? Por que as pessoas confiam tão pouco nas outras? Sei que deve haver um motivo, mas algumas vezes acho horrível não poder confiar em ninguém, nem mesmo nas pessoas mais próximas.
(My lovely) Anne Frank


Prezado Professor,
sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e saber aritmética só são importantes se fizerem nossas crianças mais humanas.
Texto encontrado após a Segunda Guerra Mundial, num campo de concentração nazista 

Imaginei você aqui e fiquei pensando vários minutos, e só nisso tive alegria.
Clarice Lispector









Dias tornaram-se semanas, semanas tornaram-se meses. E então, um dia, eu fui para a minha máquina de escrever, me sentei, e escrevi a nossa história. Uma história sobre uma época, uma história sobre um lugar, uma história sobre as pessoas. Mas, acima de tudo, uma história sobre amor. Um amor que irá viver para sempre.
(Moulin Rouge - Amor em vermelho)

Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar...
Van Gogh

Eu queria ser: 
flor,
ator,
amor,
autor,
vapor,
frescor,
escritor,
multicor,
lenhador,
opressor,
sonhador,
confessor,
descobridor,
colecionador,
tudo menos dor.
— Jorge Campo Grande


























Veritatis simplex oratio!
— “A verdade dispensa enfeites” em latim

Essas coisas, você sabe. Parece que não consigo entrar em nada. Tudo travado. Todas as cartas tomadas. Eu não me ligo em política nem religião, nem seja lá o que for. Realmente não sei o que está acontecendo por aí. Não tenho TV, não leio jornais, nada disso. Não sei quem está certo ou errado, se é que isso existe. Charles Bukowski


É lenta e quase não fala. Tem olhos hipnóticos, quase diabólicos. E a gente sente que ela não espera mais nada de nada nem de ninguém, que está absolutamente sozinha e numa altura tal que ninguém jamais conseguiria alcançá-la. Muita gente deve achá-la antipaticíssima, mas eu achei linda, profunda, estranha, perigosa. É impossível sentir-se à vontade perto dela, não porque sua presença seja desagradável, mas porque a gente pressente que ela está sempre sabendo exatamente o que se passa ao seu redor. Talvez eu esteja fantasiando, sei lá. Mas a impressão foi fortíssima, nunca ninguém tinha me perturbado tanto.
Caio Fernando de Abreu, sobre Clarice Lispector

Si nada nos salva de la muerte, al menos que el amor nos salve da la vida. Pablo Neruda

O tempo todo em que estive aqui desejei inconscientemente - e, às vezes, conscientemente - receber confiança, amor e afeto físico. Esse desejo pode mudar de intensidade, mas está sempre presente.
Anne Frank

Ela vomitou
Borboletas mortas.
—  O fim do amor é terrível.

Devolva-me
a liberdade
de ser 
eu

A veces, nuestros sueños caen al suelo
Como pedacitos de estrellas que poco a poco se apagan
Nuestro corazón, llora en silencio,
Y cuando las lágrimas caen, hielan todo el cuerpo
Y el corazón de tanto amar se convierte en hielo
Para no sufrir más, para ya no llorar,
Pero se volteas al cielo,
Te darás cuenta que quedan millones de estrellas
Y cada una es un sueño por cumplir,
Y la fuerza en tu interior,
Derretirá el hielo en tu corazón.
Solo nunca dejes de creer,
Porque el amor
Y tus sueños
Son la única puerta hacia la eternidad.
Dulce Maria

Um ‘A’ no início e o mar fica maior.
Pedro Pondé

(…) Porque escrever significa revelar-se em excesso, a máxima revelação e entrega de si mesmo, na qual um ser humano, ao estar envolvido com outros, sentiria estar perdendo-se de si, e da qual, assim, ele sempre irá recuar enquanto estiver em seu juízo perfeito… É por isso que nunca se está sozinho o suficiente quando se escreve, nunca haverá silêncio o suficiente quando se escreve, nem a noite é noite o bastante.
Franz Kafka

Um comentário: